JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
Cond. Mansões do Amanhecer - Planaltina, Brasília - DF

Como ter sucesso em projetos de CFTV em 7 passos!

Solicite um Orçamento! É gratuito, podemos ajudar!
Ligue agora (61) 99625-7813 (com WhatsApp)
portfolio01

Em minhas consultorias sempre escuto as perguntas: “Quantas câmeras serão usadas no projeto? Vai ficar caro? Pode me dar uma estimativa do custo do projeto?” As respostas variam “não sei, depende, talvez….”, muitos profissionais levam em consideração somente o custo das câmeras, mas esquecem de todos os outros itens que formam um sistema de CFTV IP. Nesse artigo será mostrado em 7 passos, o que é necessário para projetar e implementar um sistema.

Nesse artigo será mostrado em 7 passos, o que é necessário para projetar e implementar um sistema.

Objetivo do projeto

Antes de ir a campo e determinar o posicionamento das câmeras, determine qual será o objetivo do projeto, monitoramento de perímetro, controle de processo, proteção de ativos, entre outros. Esse é um dos passos mais importantes (e deve ser escrito), pois irá definir todos os pontos do projeto. Em 80% deles, escutamos o seguinte objetivo: “Quero ter uma cobertura de 100%!!! Quero ter ótima definição em todas as câmeras!!!! Quero ver tudo!!!”.

Esses são alguns exemplos de objetivos não mapeados, teremos grandes chances do projeto não se concretizar (por alto custo) ou não atender o desejo do cliente após a instalação (objetivos obscuros).

Importante: Esse objetivo deve ser do conhecimento de todos, principalmente de quem irá patrocinar o projeto e de quem irá operar o sistema.

Posicionamento das câmeras

Com o objetivo mapeado, vá a campo, em vistoria e verifique o melhor posicionamento das câmeras, verifique também as possíveis interferências que poderão prejudicar as imagens ao final do projeto. Veja que essa verificação só é possível estando no local, projetos efetuados através de mapas, plantas ou ate mesmo Google Maps podem não ter o mesmo resultado.

Nesse momento observe a iluminação do local, se necessário, indique a utilização de iluminadores (Holofotes, Leds, Infravermelhos), escolha o modelo adequado para cada aplicação e gere o documento com a lista de materiais com marca, modelo e objetivo de cada câmera, com a planta baixa do local, posicione cada câmera e indique o campo de visão das mesmas.

Infraestrutura

Sistema de CFTV IP necessita de uma rede Ethernet implantada no local. Caso tenha uma rede em funcionamento que será compartilhada com as câmeras, verifique se essa rede possui condições de manter todos os sistemas em funcionamento. O administrador da rede deve participar dessa etapa.

  • Existem portas livres nos switches para as câmeras novas?
  • O Switch irá suportar esse novo tráfego?
  • É PoE?
  • Possui capacidade para alimentar as câmeras?

Caso não tenha uma rede implantada, elabore um novo projeto e complemente os documentos anteriores (lista de materiais e planta baixa).

Importante: Protetores de surto e sistema de aterramento não devem ser esquecidos.

Gerenciamento

Quando o objetivo do projeto é finalizado, o gerenciamento do sistema deve estar mapeado, ele irá influenciar na escolha da plataforma ou software de monitoramento.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue agora (61) 98416-7091

O sistema será somente local ou haverá acessos remotos? Existe somente um site ou teremos múltiplas localidade com gerenciamento centralizado? Teremos contingência na gravação das imagens? Haverá profissionais operando o sistema?

Hoje existem diversos fabricantes de softwares de CFTV, com funções muito similares, porém podem apresentar formas de licenciamento diferentes, por exemplo: enquanto um fabricante cobra apenas a quantidade de câmeras a serem gerenciadas e coloca todos as outras características (ex.: acesso remoto, quantidade de clientes, acesso por celular, etc) outro pode cobrar pelas características através de licenças adicionais.

Escolha feita, complemente o documento de lista de materiais.

Central de Monitoramento

Aqui é o coração do sistema, e como todo coração deve estar protegido e funcionando bem. Alguns pontos devem ser respeitados:

  • Utilizar servidores:
    Esses equipamentos foram desenvolvidos para trabalhar 24 horas por dia, como o seu sistema de segurança, e devem ser dedicados para esse uso, ou seja nunca deve ser compartilhado com outra aplicação.
  • Ambiente refrigerado:
    O servidor deve estar condicionado em racks e em ambientes refrigerados, nunca devem ser instalados em portarias, embaixo de mesas ou dentro de armários. Altas temperaturas são as maiores causas de defeitos nos sistemas.
  • No break:
    Além das câmeras, a central de monitoramento também deve funcionar em situações de falta de energia, dimensione o sistema de nobreak para manter todos os equipamentos em operação durante as falhas.
  • Mobiliário técnico:
    Centrais de operações não irão durar se utilizado móveis de escritório, o correto é a utilização de mobiliário técnico que possui durabilidade para garantir a operação por longos períodos.
Mão de obra especializada

Não adianta efetuar o melhor projeto, comprar os melhores equipamentos de mercado e não contratar empresas especializadas para a instalação. Verifique sempre se os profissionais possuem treinamento e certificação técnica para instalar, configurar e efetuar treinamento dos produtos.

Garantia

Lembre-se, todo equipamento sofre desgaste, principalmente pela ação do tempo, para minimizar os efeitos, somente com manutenções preventivas e regulares. É muito mais barato ter o custo da manutenção preventiva do que o custo de troca de equipamentos com a manutenção corretiva.

Outro ponto são as peças de reposição, se sua obra for crítica, que não pode sofrer interrupção de serviço mesmo em caso de defeito, mantenha alguns equipamentos no estoque para reposição.

Seguindo esses passos teremos sucesso no final da implantação. Claro que existem obras e projetos com complexidades muito diferentes, mas os erros serão minimizados e com a prática, eliminados. Muitas vezes ouvimos “É… o barato sai caro….”, mas garanto que com projeto bem feito, sai ainda mais barato!!! Por isso, consulte sempre seu engenheiro!!!

SOBRE A JS E SEGURANÇA

A JS e Segurança Eletrônica é uma empresa experiente no ramo de Segurança Eletrônica em Brasília e Cidades Satélites. Conte com a JS e Segurança Eletrônica que atua há anos fornecendo apenas o que há de melhor e mais inovador em equipamentos de segurança eletrônica em Brasília, como kit de alarmes, controle de acesso, interfones, concertinas, cercas elétricas e porteiro eletrônico com câmera.

Se deseja receber uma consultoria especializada, preencha nosso formulário de contato que um profissional capacitado vai entrar em contato com você.

Cintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na Web.

Veja mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.