JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
Cond. Mansões do Amanhecer - Planaltina, Brasília - DF

Cuidados no controle de acesso de veículos para condomínios

Solicite um Orçamento! É gratuito, podemos ajudar!
Ligue agora (61) 99625-7813 (com WhatsApp)
controle-de-acesso-de-veiculos-para-condominios

O sistema de garagem rotativa é bastante comum nos prédios mais antigos, construídos sem a determinação específica de que vaga pertence a qual apartamento. Com o avanço das tecnologias de segurança, uma questão que surge é o controle de acesso de veículos para condomínios que oferecem esse tipo de estacionamento.

Apesar da estrutura ser antiga, não se pode descuidar da proteção do patrimônio dos residentes. Os equipamentos de segurança podem e devem ser instalados nessas garagens, para preservar a tranquilidade dos moradores. Se não há uma vaga determinada para cada veículo, então como fazer o controle de acesso de veículos para condomínios? É o que vamos abordar nesse post.

Garagem rotativa: como evitar conflitos no condomínio

A garagem rotativa é uma grande fonte de desavenças para os moradores. Geralmente, a regra principal é: os que chegam primeiro, ocupam as melhores vagas. As demais vão sendo preenchidas conforme o uso. Mas há particularidades de cada condomínio que nem sempre estão previstas. A verdade é que o bom senso poderia resolver a maioria das questões que envolvem esse conflito.

Por exemplo: se o morador tem dois veículos e não há vaga de estacionamento para todos, ele não deve parar os dois carros na garagem, só porque tem uma posição disponível. O condômino pode deixar um dos carros no prédio e deixar o outro de fora, em um estacionamento alugado ou na rua, como preferir.

Esse e outros tipos de regras devem ser decididas em assembleia e registradas no regimento interno, anexo à convenção coletiva do condomínio. Há casos em que o condomínio tem mais apartamentos do que vagas disponíveis. Nessa situação, é preciso criar uma regra para seu uso. Pode ser feito um sorteio periódico – a cada 6 meses ou 1 ano -, para que todos tenham a oportunidade de usar a garagem. Outra sugestão de boa prática é deixar as vagas mais fáceis de estacionar para idosos, deficientes, gestantes ou lactantes.

Resolvidas as questões referentes ao conflito pelo uso da vaga, é hora de definir regras de controle de acesso de veículos para condomínios com garagem rotativa. É o que vamos ver, a seguir.

Controle de acesso de veículos para condomínios

A tecnologia pode ser uma grande aliada na solução de conflitos pelo uso da vaga rotativa na garagem. Além de organizar as entradas e saídas, o controle de acesso de veículos para condomínios proporciona mais segurança e tranquilidade aos moradores, com conforto e praticidade.

Ao entrar na garagem, o morador pode acionar a abertura dos portões por meio de um controle remoto ou por tag veicular de longa distância. Esse equipamento fica instalado no veículo e faz com que o portão se abra automaticamente, basta que se aproxime da garagem. É um discreto adesivo que fica colado no pára-brisas do automóvel, cuja praticidade faz toda a diferença para o conforto e a segurança dos condôminos.

Essa mesma tecnologia, se for integrada ao sistema de gestão, permite que sejam registrados quais são os veículos que acessaram o condomínio. Assim, é possível saber se uma determinada vaga está ocupada e por quem. Se houver descumprimento das regras de uso da garagem rotativa, tem como verificar quem foi o responsável, para que seja aplicada a multa cabível, caso isso esteja determinado no regimento interno. Um sistema de câmeras vai apoiar nessa fiscalização.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue agora (61) 98416-7091

Importante ressaltar que, se a opção escolhida para a abertura da garagem for por controle remoto, recomenda-se ficar atento à tecnologia utilizada. É que esse equipamento é passível de ser clonado, o que pode pôr em risco a segurança do condomínio. Para evitar esse problema, invista num modelo que seja imune a tentativas de clonagem.

Checklist dos cuidados a tomar em garagem rotativa

Agora que já vimos os principais causadores de conflitos na garagem rotativa e como a tecnologia pode ajudar no controle de acesso de veículos para condomínios, vamos listar os cuidados necessários para garantir a paz no estacionamento:

1 – Regras de uso: se o prédio é antigo e o uso da garagem rotativa se tornou um problema com o passar dos anos, o primeiro passo é convocar uma assembleia. Decida em conjunto com os condôminos quais são as regras de uso das vagas, quem tem prioridade, e defina a periodicidade de sorteios, se for o caso.

2 – Registre por escrito: nem sempre é possível contar com o bom senso para solucionar conflitos, especialmente na garagem. Então as regras acordadas em assembleia devem estar registradas no regimento interno e na convenção coletiva, para que sejam passíveis de consulta posterior. Além disso, a documentação das normas permite a punição daqueles que não as cumprirem.

3 – Divulgue as boas práticas: comunique aos condôminos e moradores em geral sobre as regras que foram definidas em conjunto. Vale enviar por e-mail, fazer cartazes em locais de fácil acesso e visibilidade, enviar cartas impressas para cada apartamento, divulgar nos aplicativos de mensagens do condômino, enfim, espalhe a mensagem! Aproveite para deixar claro quais as implicações em caso de descumprimento das regras.

4 – Conte com a tecnologia: a instalação de um sistema de controle de acesso de veículos para condomínios pode facilitar a gestão de conflitos, além de contribuir na organização do uso das vagas de garagem rotativa do prédio. São equipamentos simples e discretos, mas que oferecem mais segurança, conforto e praticidade a todos.

Gostou das informações? Quer saber mais sobre as soluções da JS e Segurança Eletrônica para condomínios? Acompanhe nosso blog e fique informado! Siga-nos nas nossas redes sociais.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO AQUI

A JS e Segurança Eletrônica é uma empresa experiente no ramo de Segurança Eletrônica em Brasília e Cidades Satélites. Conte com a JS e Segurança Eletrônica que atua há anos fornecendo apenas o que há de melhor e mais inovador em equipamentos de segurança eletrônica em Brasília, como kit de alarmes, controle de acesso, interfones, concertinas, cercas elétricas e porteiro eletrônico com câmera.

Se deseja receber uma consultoria especializada, preencha nosso formulário de contato que um profissional capacitado vai entrar em contato com você.

Cintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na Web.

Veja mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.