JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
Cond. Mansões do Amanhecer - Planaltina, Brasília - DF

Dicas de segurança para condomínios em época de chuvas

Solicite um Orçamento! É gratuito, podemos ajudar!
Ligue agora (61) 99625-7813 (com WhatsApp)
0005d3f119a5d4b0602ab56f9049d8cb

Todos os anos, inúmeras regiões do Brasil sofrem com as fortes chuvas. Acontecem desabamentos, enchentes, quedas de raios e árvores, acidentes, mortes…

Por isso, os condomínios precisam, a partir de agora, se preparar para garantir mais segurança aos moradores e as pessoas que trabalham no local.

Os meses de outubro e novembro são os melhores para isso.

Sendo assim, confira no artigo de hoje dicas de segurança para condomínios em épocas de chuvas – as chamadas “chuvas de verão”.

Segurança em condomínios em épocas de chuvas

Diversos problemas que acontecem durante esta época do ano, muitas vezes podem ser evitados ou minimizados com certas medidas de segurança, bem como manutenções e prevenções. Veja!

Checklist

Como dissemos no começo do artigo, os meses de outubro e novembro são os ideais para começar a se preparar para esse período de chuvas.

Isso porque, dessa forma, o síndico poderá avaliar e conferir toda a infraestrutura do local e questões relacionadas a segurança dos condôminos.

E, caso precise de ações, terá tempo hábil para fazê-las,

Sendo assim, nós separamos a seguir um checklist para ser levado em conta na hora de fazer essas análises e verificações:

Limpeza

É importante que as calhas, as grelhas, os ralos, as tubulações, as caixas de esgoto e o poço do elevador estejam limpos.

Calhas e telhados

É fundamental verificar como está o estado de conservação das calhas e dos telhados, para que, se necessário, sejam feitas trocas ou reparos.

Árvores

É essencial também verificar as condições das árvores no condomínio e se existe a necessidade de podá-las. Até porque durante este período sempre há casos de quedas de árvores.

Iluminação de emergência

É importante conferir como está o estado das lâmpadas, se estão funcionando bem ou se precisam ser trocadas. Em caso de queda de energia, ficar com a iluminação limitada (ainda mais a noite) é bastante complicado e arriscado.

Elevador

Os cuidados com o elevador precisam ser redobrados para períodos chuvosos, além disso, as manutenções devem estar sempre em dia!

Assim, se houver qualquer problema, ele facilmente será resolvido e ninguém terá consequências mais graves.

Gerador

É essencial também fazer uma revisão geral dos geradores e testá-los antes das fortes chuvas chegarem, para que assim, em caso de quedas de energia, eles sejam acionados e funcionem como o esperado.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue agora (61) 98416-7091
Para-raios

Outro ponto importante que merece atenção dos síndicos diz respeito ao para-raios.

Isso porque, este dispositivo precisa estar com as manutenções em dia e precisa ser instalado por profissionais, que elaborem o projeto de SPDA e o deixem em conformidade com as normas regulamentadoras.

Dessa forma, o condomínio terá uma boa proteção contra raios (e que são bastante comuns em dias de chuva) durante os meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março.

Superfícies escorregadias

Durante tempestades é importante também colocar sinalizações e avisos em relação a superfícies que são escorregadias. Assim, tal ação tende a evitar quedas e acidentes.

Portaria virtual/remota

Para condomínios que utilizam portaria virtual/remota, é importante que o síndico entre em contato com a empresa responsável pelo serviço e se informe a respeito de procedimentos e ações em caso de situações ocasionadas pelas fortes chuvas.

Proibições

Em dias de fortes chuvas, é importante também que o uso de playgrounds, quadras e piscinas não seja permitido.

Inspeção de rejuntes

Muitas vezes em períodos chuvosos, surgem as indesejadas infiltrações nas paredes, fachadas e muros.

Portanto, antes que isso aconteça, é importante procurar com uma certa antecedência técnicos que façam a inspeção e manutenção preventiva dos rejuntes.

Aedes Aegypti

Outro ponto que merece atenção é em relação a possíveis criadouros do Aedes Aegypti – mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zika vírus.

Por isso, é importante verificar em calhas, garagens, lajes e outros ambientes se não há pontos favoráveis para proliferação do mosquito.

Esse cuidado não só vale para épocas de chuvas, mas para o ano todo!

Conscientização

Por fim, outro aspecto importante para garantir mais segurança em condomínios em épocas de chuvas é conscientizar a todos que moram e trabalham no local.

Isto é, informar, orientar e dar dicas aos moradores/funcionários do que fazer (ou não fazer) durante tempestades, seja em seus lares ou no condomínio em si.

E então, o seu condomínio está preparado para receber essas fortes chuvas?

SOBRE A JS E SEGURANÇA

A JS e Segurança Eletrônica é uma empresa experiente no ramo de Segurança Eletrônica em Brasília e Cidades Satélites. Conte com a JS e Segurança Eletrônica que atua há anos fornecendo apenas o que há de melhor e mais inovador em equipamentos de segurança eletrônica em Brasília, como kit de alarmes, controle de acesso, interfones, concertinas, cercas elétricas e porteiro eletrônico com câmera.

Se deseja receber uma consultoria especializada, preencha nosso formulário de contato que um profissional capacitado vai entrar em contato com você.

Cintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na Web.

Veja mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.