JavaScript must be enabled in order for you to see "WP Copy Data Protect" effect. However, it seems JavaScript is either disabled or not supported by your browser. To see full result of "WP Copy Data Protector", enable JavaScript by changing your browser options, then try again.
Cond. Mansões do Amanhecer - Planaltina, Brasília - DF

Energia solar para provedores: possibilidades e oportunidades

Solicite um Orçamento! É gratuito, podemos ajudar!
Ligue agora (61) 99625-7813 (com WhatsApp)

Quedas de energia elétrica podem gerar prejuízos para empresas responsáveis pelo fornecimento de internet, principalmente em razão de sua infraestrutura interna. A energia solar para provedores torna-se, portanto, uma opção viável capaz de proporcionar mais autonomia e segurança.

O investimento em energia solar pode ser feito por pequenas ou grandes empresas provedoras de internet, seja para abastecer imóveis nos ambientes urbanos ou para data-centers e torres de comunicação em áreas isoladas, onde não há conexão com a rede de energia elétrica da região.

Esse tipo de energia renovável possui diversas aplicações e, além da autonomia energética, pode garantir outras vantagens, como economia nos recursos financeiros, melhor imagem com os clientes e responsabilidade sócio-ambiental. Continue a leitura e saiba ainda mais sobre o uso da energia solar para provedores.

On grid ou off grid: qual a melhor opção?

Os provedores podem adquirir um sistema fotovoltaico em duas modalidades: on grid ou off grid. Ambas as soluções podem ser utilizadas, tudo vai depender da necessidade de cada empresa. Vejamos quais as melhores aplicações para cada modelo.

Sistema on grid para provedores

O on grid é indicado para empresas em áreas urbanas que possuem acesso à energia elétrica por meio da concessionária local. Nesse modelo, o sistema fotovoltaico é conectado à distribuidora, o que permite que o ISP economize com a conta de luz da empresa.

Devido à compensação de energia, a geração pode ser dividida entre a empresa matriz e a filial, desde que estejam dentro da mesma área de cobertura da concessionária e a unidade consumidora esteja registrada no mesmo nome.

O sistema on grid é o mais utilizado entre os consumidores, mas por estar ligado à rede elétrica padrão, ele também tem seu funcionamento interrompido quando há queda de energia. Essa é uma medida regulamentada e ocorre até por uma questão de segurança, pois assim os técnicos podem efetuar manutenções na rede.

Sistema off grid para provedores

Esse modelo é indicado para uso em equipamentos que estão localizados em áreas mais isoladas e sem acesso à energia elétrica. A opção também pode beneficiar trabalhadores rurais que precisam da internet, mas têm dificuldade de acesso.

O sistema off grid se diferencia por ser autônomo, ou seja, sem qualquer ligação com a rede pública. Além disso, necessita de alguns equipamentos extras como é o caso do banco de baterias e dos controladores de carga que irão regular a tensão da energia fornecida.

Cintra IT - Seu site profissional responsivo! Ligue agora (61) 98416-7091

Assim, o off grid é bastante utilizado para abastecer data-centers, torres e antenas de rádio, postes com câmeras de monitoramento e até em food trucks.

Vale lembrarmos que apesar da expansão das redes de fibra óptica, há muitos lugares onde essa infraestrutura ainda não é viável financeiramente. Desse modo, as placas solares podem fazer a alimentação da rede via rádio e a instalação de baterias extras nesse sistema garante o armazenamento de energia e evita o desabastecimento.

Oportunidades da energia solar para provedores

Como dito no início, a energia solar para provedores conta com diversos benefícios e é um investimento financeiramente viável para as empresas que também se preocupam com a sustentabilidade. Conheça as principais vantagens:

  • Autonomia energética

Utilizando o sistema off grid a dependência do fornecimento da distribuidora de energia se anula. Desse modo, quando houver quedas de energia não há risco de prejuízo ao provedor. É importante ressaltar que no caso do sistema on grid, caso haja queda, o sistema fotovoltaico também será interrompido. Isso acontece por segurança já que a energia está conectada à rede.

  • Imagem positiva

A energia solar é proveniente do sol, portanto, limpa e renovável. Em alinhamento às preocupações ambientais, temos consumidores cada vez mais atentos com a gestão das empresas e seus cuidados com a pauta sustentável, dando preferência às que se dedicam a contribuir.

  • Responsabilidade sócio-ambiental

A sustentabilidade já é uma exigência nas empresas de pequeno ou grande porte. Incluir ações que envolvam uma gestão sustentável não é apenas bem-visto pelo público, mas uma atitude adotada por organizações que desejam um futuro melhor para o planeta.

  • Retorno financeiro

É comum pensarem que o investimento em energia solar é muito alto e não compensa, mas a realidade não é essa. Existem diversas linhas de financiamento e a economia gerada na conta de luz paga o valor investido em 5 a 6 anos. Depois disso, você continua economizando.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO AQUI

A JS e Segurança Eletrônica é uma empresa experiente no ramo de Segurança Eletrônica em Brasília e Cidades Satélites. Conte com a JS e Segurança Eletrônica que atua há anos fornecendo apenas o que há de melhor e mais inovador em equipamentos de segurança eletrônica em Brasília, como kit de alarmes, controle de acesso, interfones, concertinas, cercas elétricas e porteiro eletrônico com câmera.

Se deseja receber uma consultoria especializada, preencha nosso formulário de contato que um profissional capacitado vai entrar em contato com você.

Cintra IT - Tudo para sua empresa ou negócio viver bem na Web.

Veja mais

Preferências de Privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Observe que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar sua experiência em nosso site e nos serviços que oferecemos.